As próximas eleições gerais em Angola deverão realizar-se em Agosto de 2017, disse hoje em Luanda o líder do MPLA, Titular de Poder Executivo e Presidente da República, José Eduardo dos Santos.
A O anúncio foi feito durante a reunião do comité central do MPLA, órgão deliberativo máximo do partido entre congressos, sob orientação de José Eduardo dos Santos, para apreciar, entre outros assuntos, as actividades do partido no próximo ano e preparar o congresso ordinário, a ter lugar “em meados” de 2016.
A reunião, que junta em Luanda mais de 260 dos membros do comité central do MPLA, vai tratar ainda do “advento das eleições gerais – presidenciais e legislativas -, em Agosto de 2017”, disse José Eduardo dos Santos, na intervenção de abertura deste encontro.
O líder do MPLA e Presidente de Angola desde 1979, sem nunca ter sido nominalmente eleito, não esclareceu, contudo, se está disponível para uma nova recandidatura ao cargo nas eleições de 2017.
As últimas eleições gerais em Angola realizaram-se a 31 de Agosto de 2012, tendo o MPLA sido declarado vencedor, com mais de 71% dos votos.
Com que então, temos presidente da República, ou presidente do MPLA. Se a haver eleições em Agosto de 2017, este pronunciamento ou esta nova, não deveria ser do conhecimento da Assembleia, primeiro? Isto é, os legítimos representantes do povo não deveria saber primeiro e consequentemente os partidos? Porquê o MPLA primeiro?
Prepara-se já uma nova fraude eleitoral?
Para quando as autárquicas? ou há receio de derrotas em catadupa quando essas tiverem lugar? Esperamos que seja para breve.